sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Perfil Transversal

O curso de um rio, desde a nascente, até à foz, pode ser comparado à história de uma vida, dividindo-se em três fases: juventude, maturidade e velhice.


Na fase de juventude, os rios correm geralmente entre montanhas, o declive dos terrenos é acentuado e a força das águas é muito significativa. Assim, o desgaste na vertical é acentuado e os vales são em V fechado.

Na fase de maturidade, o declive do terreno não é tão acentuado, o desgaste faz-se na horizontal alargando o leito do rio, forma-se vales mais abertos: são os vales em V abertos.




Na fase de velhice, o rio perde velocidade e dá-se a deposição dos materiais (aluviões) que o rio transportou durante o seu percurso, forma-se vales em forma de U, de fundo largo e plano.

Adaptado de: geoportal.no.sapo.pt/meio_natural.htm

7 comentários:

Anónimo disse...

Em que fase se encontra o rio Pavia na zona que escolheram para trabalhar(Vildemoinhos)? Juventude, Maturidade ou Velhice?
Boa continuação.
A professora, Sandra Garcia

Anónimo disse...

Como já dissemos em "Bacia hidrográfica envelhecida", o rio Pavia está numa fase de velhice. Isto acontece porque verificou-se um trabalho de erosão que foi transportando sedimentos da zona das nascentes.

Anónimo disse...

Muito bem... gostei do seu trabalho. Sou uma aluna de 8º ano e gostaria de saber mesmo a definição de perfil transversal de um rio, se não se importasse... obrigado e bom trabalho!

RF disse...

Gostei do seu trabalho, mas tem lá a definição! Ainda assim está muito bom! Continuem assim!

Grupo A3 disse...

Deviam ter a nota máxima, o vosso trabalho é impressionante! Parabéns!

Anónimo disse...

Gostaria de saber o que é um perfil transversal. Será que me pode ajudar?????

Anónimo disse...

perfil transversal é uma linha resultante da interseçao de um plano vertical com o vale, perpendicular á direçao deste, num determinado ponto