sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Leito do Rio

O leito é o terreno por onde corre um rio. Nas regiões de regime irregular, como resultado das oscilações do caudal, o leito do rio pode apresentar extensões diferentes ao longo do ano . De acordo com a quantidade de água que por lá passa, pode ser classificado como:

Leito aparente: terreno coberto por aguas, quando não influenciadas por cheias, inundações ou tempestades. (Figura A)


Leito de estiagem/seca: a quantidade de água diminui, em consequência de uma época de seca prolongada. - a precipitação escasseia e a evaporação aumenta - fazendo com que o caudal dos cursos de água diminua. (Figura B)


Leito de cheia: o fluxo de água de um leito aumenta e sobe vários metros - ocorre em períodos do ano de concentrada precipitação, em que o rio transborda das suas margens - inundando as áreas próximas. (Figura C)


Actualmente o leito do rio Pavia está de acordo com a Figura B, ou seja, de estiagem/seca. No Pavia não é feita a extracção de inertes. Entende-se por extracção de inertes a intervenção de desassoreamento das zonas de escoamento e de expansão das águas de superfície, quer correntes, quer fechadas, bem como da faixa costeira, da qual resulte retirada de materiais, tais como areia, areão, burgau, godo e cascalho.

Adaptado de: pwp.netcabo.pt/geografia/evolformrelevo.htm e http://www.ccdrc.pt/ambiente/RH/Lic-DH/a-extraccao-de-inertes

2 comentários:

Anónimo disse...

A aldeia de Vildemoinhos foi construída no leito de cheia? Que problemas pode trazer para a população a construção de infra-estruturas no leito de cheia?
Estão a traçar um bom percurso! ;)
A professora, Sandra Garcia

Anónimo disse...

Sim, foi construído no leito de cheia e como pode ver nos videos publicados, habitantes de Vildemoinhos confirmaram que no passado ja houve problemas por causa disso. A subida da água pode provocar danos materiais, uma vez que as infra-estruturas podem ser inundadas.